Orquestra de Violeiros de Mauá será homenageada por seus 35 anos em sessão solene na Câmara

Por Portal Opinião Pública 31/07/2025 - 10:47 hs
Foto: Divulgação
Orquestra de Violeiros de Mauá será homenageada por seus 35 anos em sessão solene na Câmara
Orquestra de Violeiros de Mauá foi tombada como patrimônio imaterial da cidade em 2010

Cerimônia acontece nesta sexta-feira (1) a partir das 19h no Plenário Ruy Barbosa 

A Orquestra de Violeiros de Mauá será homenageada, nesta sexta-feira (1), com uma sessão solene na Câmara Municipal. A cerimônia homenageará os 35 anos de fundação do grupo, comemorado no dia 2 de agosto. O evento, que é realizado anualmente, deverá começar às 19h no Plenário Ruy Barbosa e é aberto a toda população mauaense. É possível assistir a solenidade através do canal do Legislativo no YouTube.

Ex-vereador e integrante da Orquestra de Violeiros de Mauá, Osmar Santos destacou a importância cultural do grupo para a cidade e para a valorização da música caipira através de suas apresentações.

“Parabenizo a todas e todos os integrantes da Orquestra de Violeiros de Mauá por esses 35 anos de história, cantando e encantando por onde passam, e aos homenageados nesta sessão solene”, disse. 

Histórico 

Criada pelo maestro João Aleto, em 1990, como forma de valorizar a música sertaneja de raiz e caipira, a Orquestra de Violeiros de Mauá nasceu na Igreja Nossa Senhora das Vitórias e é um dos grupos mais conhecidos da cidade, graças a suas apresentações em várias festas populares do município, em teatros, asilos e praças públicas. A orquestra já realizou apresentações em diversos programas de TV, como o “Viola, Minha Viola”, na TV Cultura, e em atrações da TV Globo, da Record e da Bandeirantes.

Em 2008, o então prefeito de Mauá, Leonel Damo, instituiu o dia 2 de agosto como o “Dia da Orquestra de Violeiros de Mauá”, através da Lei Municipal n° 4.351. Desde então, todo ano é realizada a sessão solene em homenagem ao grupo. Além disso, a Orquestra foi tombada como patrimônio imaterial de Mauá pelo CONDEPHAAT Mauá (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 2010.

Atualmente, a Orquestra de Violeiros de Mauá conta com aproximadamente 40 integrantes e é presidida por José Manuel de Lira, o Dedé de Lira. Já a regência dos violeiros e violeiras que compõem o grupo é de responsabilidade do maestro Rodrigues Hernanes. Os ensaios do grupo acontecem às quintas-feiras, das 18h às 20h30, na Igreja Nossa Senhora das Vitórias.